terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


Comentários acerca do papel do tutor a distância

Texto base: O desafio de uma interação de qualidade na educação a distância: o tutor e sua importância nesse processo

O artigo estudado tem por objetivo discutir a tutoria no sistema UAB, com enfoque nas condições de trabalho, no uso dos tempos e espaços , nos desafios,  nas competências necessárias, no uso das tecnologias e nas propostas de interação entre alunos, tutores e professores.
No que se refere à comunicação e interação do tutor, foram apresentados pontos cruciais para o processo de ensino e aprendizagem na modalidade à distância. Para os autores a comunicação escrita efetiva é a chave para uma educação satisfatória. Alguns fatores devem ser considerados:
1.       O tempo físico entre as mensagens, pode gerar ambiguidades da linguagem. Assim, o tutor deve primar pela clareza, aproximação, calor humano e compartilhamento das informações.
2.       Muitas vezes, o sentimento dos alunos de estar conectado é mais importante que os conteúdos do curso.
3.       Na comunicação escrita os diálogos ocorrem sem a pressão dos preconceitos de cor, etnia, sexo e situação econômica
O tutor também deve dominar os conteúdos para auxiliar na construção e assimilação deles pelos alunos, por meio da proposição de desafios e superação de dúvidas.
Parece que a tarefa dos tutores é mais complexa do que a dos professores autores.
Importância do feedback, que precisa ser completo e específico o bastante para indicar ao estudante se ele está no caminho certo. Além disso, o feedback precisa atender a um espaço temporal que permita ao aluno recebê-lo antes de executar a próxima atividade. Recomenda-se ainda que ele seja consistente, ou seja, o tutor deve direcionar seus comentários de acordo com a resposta do aluno.
Outro aspecto relacionado ao feedback diz respeito à sequencia dos comentários, que deve ser sequenciado do geral para o particular. Deve ser apontado primeiramente os aspectos positivos encontrados, para depois indicar os pontos que precisam ser melhorados.
O fato de os tutores personalizarem seus comentários previne que os alunos desistam do curso por se sentirem desconectados ou isolados .
A avaliação, por sua vez, deve ser amplamente discutida com os estudantes e os critérios considerados claramente apresentados.
Os tutorem devem, ainda, ser conhecedores das questões de ordem técnica.
Os autores defendem que, com o passar do tempo, a orientação e o suporte devem ser reduzidos, até que os alunos trabalhem independentemente.
Por último, foi explanado sobre o tempo de duração da disciplina ou do curso. Para O’Neil (2001). O tempo deve ser organizado de modo que o tutor se mantenha ativo no acompanhamento dos alunos e mantenha um vínculo que favoreça o desenvolvimento sócio-cognitivo dos aprendizes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário